O Santo Sudário
Este Lençol antigo, com o seu silêncio misterioso, continua a fazer-nos pensar! Sim, pensar na paixão e na morte na cruz de nosso Senhor, da qual o lençol traz as marcas, mas sobretudo no acontecimento extraordinário da Sua Ressurreição! Às vezes, um pouco como São Tomé, para acreditar, também precisamos de ver e tocar "sinais tangíveis", que satisfaçam a nossa curiosa inteligência. Um desses "sinais tangíveis", ao alcance de todos, é precisamente - o Santo Sudário - de Turim; o lençol em que Jesus Cristo o Nazareno estava envolto (após a sua morte), e do qual desapareceu misteriosamente deixando nesse a sua imagem frontal e dorsal. Como afirmou São João Paulo II, podemos razoavelmente considerar o santo sudário "uma relíquia incomum e misteriosa [...] um testemunho único - se aceitarmos os argumentos de muitos cientistas - da Páscoa: da paixão, da morte e da ressurreição, um testemunho mudo, mas ao mesmo tempo, surpreendentemente eloquente!” (JPII, Homilia, 13 de abril de 1980).
Nossa Senhora de Guadalupe
Esta é outra imagem fascinante e misteriosa! A imagem impressa na tilma (manto) de São Juan Diego tem características extraordinárias, que desafiam a ciência há cinco séculos. Aqui estão algumas dessas caracteristicas:
1 - Segundo os cientistas, a imagem na tilma não é pintada, mas foi literalmente impressa toda ao mesmo tempo, sem o uso de cores de origem natural; É impossível replicá-la!
2 - A partir de 1979, o oftalmologista peruano Dr. José Alte Tonsmann, com uma ampliação de 2500 vezes, identificou nos olhos da imagem os reflexos de até 13 indivíduos, que estavam presentes no momento da abertura da tilma.
3 - A tilma, apesar da sua má qualidade, parece ser indestrutível! Pois resiste ao tempo e aos agentes químicos.
4 - As estrelas do manto da Virgem, segundo M. Rojas, são iguais às do céu no solstício de inverno de 1531! Além disso, as constelações principais encontram-se em posições significativas: a de coroa boreal está sobre a testa; a de Virgem está de mãos dadas; a de leão esta sobre o seu ventre grávido; etc ...
O Cenáculo
Por fim, a imagem do Cenáculo de oração colocada junto da vela, fazendo referência ao episódio de Pentecostes descrito nos Atos dos Apóstolos 1,14; Para indicar, em sentido figurado, como os grupos adp-vv se esforçam de cultivar uma certa afabilidade e harmonia entre os membros e, ainda mais, a boa vontade e a alegria, na assiduidade da Oração em Grupo, para se encherem sempre mais do Espírito Santo; prontos a anunciar o Reino de Deus e a sua Justiça a todos aqueles que o Senhor colocar no seu caminho.
Comments