O Santo Sudário e o Tilma de Guadalupe: duas imagens misteriosas que desafiam a inteligência humana e que para nós constituem um emblema daquele equilíbrio entre Fé e Razão que deve ser um traço característico dos nossos aliados adp-vv!
O Santo Sudário
Este antigo lençol, com seu misterioso silêncio, continua a nos fazer pensar! e pensar sim na paixão e na morte na cruz de nosso Senhor, da qual o lençol traz as pegadas, mas sobretudo no extraordinário acontecimento da sua ressurreição! Às vezes também nós, um pouco como São Tomás, para acreditar precisamos ver e tocar "sinais tangíveis" que satisfaçam a nossa curiosa inteligência. Um destes “sinais tangíveis” ao alcance de todos é precisamente - o Santo Sudário - de Turim, o lençol onde Jesus Cristo, o Nazareno foi emrulado (após a morte), e de onde misteriosamente desapareceu deixando-nos a sua imagem frontal e dorsal. Como afirmou S. João Paulo II, podemos razoavelmente considerar o Sudário "uma invulgar e misteriosa relíquia [...] testemunha muito singular - se aceitarmos os argumentos de tantos cientistas - da Páscoa: da paixão, morte e ressurreição. Testemunha silenciosa, mas ao mesmo tempo surpreendentemente eloquente! (JPII, Homilia, 13 de abril de 1980).
Nossa Senhora de Guadalupe
Outra imagem tão fascinante quanto misteriosa! A imagem impressa no manto de San Juan Diego tem características extraordinárias que desafiam a ciência há cinco séculos. Aqui estão apenas algumas dessas caracteristícas:
1 - Segundo os cientistas a imagem no manto não é pintada, mas foi impressa literalmente, ao mesmo tempo, no manto sem o uso de cores de origem natural; portanto, é impossível replicá-la!
2 - A partir de 1979, o oculista peruano Dr. José Alte Tonsmann, ampliando os dois olhos da imagem 2.500 vezes, identificou os reflexos de até 13 indivíduos que estavam presentes no momento da abertura do tilma.
3 - O manto, apesar da má qualidade, parece indestrutível resiste ao tempo e aos produtos químicos.
4 - As estrelas do manto da Virgem, segundo M. Rojas, são as mesmas do céu no solstício do inverno de 1531! Além disso, as constelações principais caem em posições significativas: a coroa boreal na testa;a Virgem de mãos unidas;o leão na barriga da grávida;etc ...
Ocenáculo
Por fim a imagem do ícone , o Cenáculo de oração descrito em Atos 1,14, uma pequena figura de como nossos grupos adp-vv se esforçam para adquirir uma certa afabilidade e concórdia entre os membros, boa vontade e alegria na assiduidade do Grupo de oração para sermos cada vez mais cheios do Espírito Santo, prontos para anunciar a todos aqueles que o Senhor vai colocar no nosso caminho, o Reino de Deus e sua Justiça.
pfsgm
Comments