Jo 2,13-25
Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nos seus postos. Então, fazendo um chicote de cordas, expulsou-os a todos do templo com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas pelo chão e derrubou-lhes as mesas; e aos que vendiam pombas, disse-lhes: «Tirai isso daqui. Não façais da Casa de meu Pai uma feira.»
Os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devora.18Então os judeus intervieram e perguntaram-lhe: «Que sinal nos dás de poderes fazer isto?» Declarou-lhes Jesus, em resposta: «Destruí este templo, e em três dias Eu o levantarei!» Replicaram então os judeus: «Quarenta e seis anos levou este templo a construir, e Tu vais levantá-lo em três dias?» Ele, porém, falava do templo que é o seu corpo.Por isso, quando Jesus ressuscitou dos mortos, os seus discípulos recordaram-se de que Ele o tinha dito e creram na Escritura e nas palavras que tinha proferido.
Enquanto Ele estava em Jerusalém, durante as festas da Páscoa, muitos creram nele ao verem os sinais miraculosos que realizava. Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos e não precisava de que ninguém o elucidasse acerca das pessoas, pois sabia o que havia dentro delas.
O Evangelho de hoje diz-nos que Jesus: “fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, juntamente com as ovelhas e os bois; jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou as bancadas […] ».Jesus indignou-se porque tinham feito da casa de seu Pai um mercado, e o zelo com que era animado não podia mais ser contido diante daquela situação. Hoje, as coisas não mudaram muito. Sejamos claros: quantas vezes nossas igrejas parecem um mercado de gente conversando, fala alto, não se preocupa em abaixar o toque do celular e que atende sem problemas se receber um telefonema durante a celebração da Santa Missa? Tudo isso desagrada a Deus.O Papa Francisco disse: «vamos construir um templo para Deus em nossa vida.Mas [...]: O Senhor realmente se sente em casa na minha vida? Permitimos que ele "limpe" nossos corações e afugente os ídolos, isto é, aquelas atitudes de ganância, ciúme, mundanismo, inveja, ódio, aquele hábito de conversar e "esfolar" os outros?Eu permito que ele limpe todos os comportamentos contra Deus, contra o nosso próximo e contra nós mesmos, como ouvimos hoje na primeira leitura?Cada um pode responder a si mesmo, no silêncio, no seu coração ».(Papa Francisco, Angelus, 8 de março de 2015).
Irmã Stella Maria, pfsgm
Comments